Vamos Falar de Rotina?
- Marcelo Guglielmi
- 11 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Você já parou para pensar quanto tempo levou para entender que aqueles números no relógio representavam o que os adultos chamam de horas?
Ao longo das nossas experiências com crianças de todas as idades, especialmente as menores, percebemos que a noção de tempo para elas faz muito mais sentido quando orientada por eventos. Por exemplo, ao chegar na escola, uma criança sabe que primeiro irá deixar sua mochila, depois sentar na roda ou mesa, em seguida terá um momento de brincadeira até a hora do lanche, depois escovar os dentes, e assim por diante, até a hora de ir embora. Em nenhum momento ela pergunta ao adulto que horas são para entender se está próximo da saída; ela se guia pelas atividades que acontecem ao longo do dia.
É aqui que entra a importância da rotina na vida dos pequenos. A rotina traz a confiança de que as coisas são feitas em uma determinada ordem e permite que eles prevejam o que vem a seguir, incluindo aquele momento favorito do dia.
Em breve, vamos compartilhar exemplos de rotinas que podem ser criadas tanto em casa quanto na escola. Mas já adiantamos: estabelecer uma rotina pode fazer uma grande diferença, ajudando a evitar momentos de impasse quando algo simples precisa ser feito, além de proporcionar muito mais autonomia à sua criança.
Nossa dica por agora é: comece criando rotinas simples e não esqueça de convidar a criança a participar da construção de cada etapa, para que ela se sinta parte do processo. Que tal começar pela rotina da hora de dormir?
Comente aqui se você já tem ou quer criar rotinas com seus pequenos. Vamos adorar saber como está sendo esse processo para vocês!
Comments