Quando ajudar sua criança atrapalha
- Marcelo Guglielmi
- 11 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Maria Montessori tem uma frase muito famosa que diz: "Nunca ajude uma criança em algo que ela acredita que pode fazer sozinha". Você já parou para pensar na crença que você transmite à sua criança toda vez que a ajuda? Ela pode entender algo como: "Deixe eu te ajudar, você não consegue sozinha". Repare quantas vezes sua criança realmente pede a sua ajuda e quantas vezes você a interrompe enquanto ela está tentando fazer algo por conta própria.
Agora, imagine que nós, como adultos, já realizamos a maioria das tarefas do dia a dia no automático. Você sabia que uma tarefa "simples", como amarrar o sapato, exige cerca de 10 passos para ser finalizada? Cada vez que você "ajuda" sua criança amarrando o sapato dela, você está, na verdade, tirando dela a oportunidade de praticar e se apropriar desses 10 passos. Obviamente, amarrar os sapatos dos seus filhos é mais eficiente e muito mais rápido. Mas a verdade é que toda vez que você o faz, você está condenando sua criança a depender de você ou de alguém em uma tarefa que ela seria plenamente capaz de realizar sozinha.
Quando digo para não ajudar a criança, não quero dizer para que você simplesmente a ignore ou a deixe fazer tudo sozinha. Na verdade, proponho o oposto. Nós devemos assumir um papel de observador e só intervir quando for extremamente necessário ou até que eles realmente peçam nossa ajuda. Não ajudar o seu pequeno é uma maneira de confiar nele, uma forma de demonstrar o seu amor e, principalmente, de ensinar a ele que ele é capaz.
Auxiliar na construção da autonomia do seu filho pode parecer que dá muito trabalho, e no começo isso até é verdade. Mas, a partir do momento que ele perceber que é capaz de fazer as coisas sozinho, isso lhe dará uma autoestima sólida (e, de quebra, te poupará muito tempo). Comece hoje mesmo esse desafio. Se sua criança ainda é muito dependente de ajuda, dedique-se a fazer essa transição aos poucos.
Confira 5 dicas simples que podem ajudar na construção da autonomia da sua criança:
Certifique-se de mostrar a criança como aquilo deve ser feito e depois diga: "Agora é a sua vez."
Divida a tarefa em etapas. Com isso pode-se comemorar cada pequeno avanço.
Tenha paciência e respeite o tempo da criança, dedique um tempo a isso.
A tentação de ajudar é grande, controle-se!
Se ela disser que não consegue, dê um incentivo moral como: "Você consegue, está quase lá" ou "Vamos lá eu vou te dar uma ajudinha" e então você a ajuda um pouco e deixe que ela termine.
Agora propomos um desafio, pense em uma tarefa que você sabe que seu filho não faz sozinho porque você sempre o ajuda (como colocar a meia, se vestir ou se limpar, por exemplo) e deixe que ele tente sozinho. Volte aqui daqui uma semana para nos contar se deu certo ou não. Vamos adorar ajudar nesse processo!
Comments